extensao-do-quadril-no-solo
Ajoelhada sobre um membro inferior, o outro posicionado sob o tronco, apoio sobre os cotovelos ou sobre as mãos e membros superiores estendidos.
Levar o membro inferior flexionado sob o tronco para trás até realizar uma extensão completa do quadril.
Este exercício, quando executado com o membro inferior estendido, solicita os músculos posteriores da coxa e o glúteo máximo. Quando executado com o joelho flexionado, ele diminui a ação dos músculos posteriores da coxa, solicitando principalmente o glúteo máximo, mas de uma maneira menos intensa.
Este movimento pode ser realizado em grande ou em pequena amplitude na parte final da extensão. Pode ser mantida uma contração isométrica durante um ou dois segundos no final do movimento. Para uma maior intensidade, é possível utilizar caneleiras. A facilidade de sua execução e a sua eficácia o tornaram muito popular e ele é freqüentemente utilizado nas aulas coletivas.
extensao-do-quadril-no-solo2As elevações da pelve ao solo são na realidade extensões dos quadris e elas solicitam principalmente os glúteos máximos. Como o movimento precedente, este exercício é realizado sem material e pode ser realizado em qualquer local.